O principal meio de movimentação de cargas no Brasil é o rodoviário. Veja, abaixo, alguns dos tipos de veículos de transporte rodoviário de carga que circulam pelas vias brasileiras:
Utilitários: Usados para transportar cargas leves a curta distância, incluem vans e furgões, entre outros.
Caminhão Toco: Tem dois eixos e capacidade máxima de seis toneladas. Geralmente são usados para transportar cargas secas.
Truck: Tem até 14 metros de comprimento e sua carroceria pode ser de diversos tipos, como o baú, graneleira, sider, grade baixa, entre outros.
Bitruck: É um caminhão com quatro eixos, o que faz com que ele tenha um melhor desempenho e possa transportar cargas maiores.
Cavalo mecânico simples: Popularmente chamado de carreta simples, tem duas rodas de tração com eixo simples e também é conhecido como 4X2 ou Cavalo L.
Cavalo mecânico com três eixos: O cavalo mecânico 6×2 também pode ser chamado de carreta LS ou cavalo mecânico trucado tem três eixos: um dianteiro e dois traseiros.
Bitrem: O bitrem, “romeu e julieta” ou treminhão tem sete eixos e movimenta até 57 toneladas. Seu comprimento não deve ser maior do que 30 metros.
Rodotrem: Formado por dois semirreboques, tem um total de nove eixos e suporta carga de até 74 toneladas. Seus semirreboques são conectados por um dolly e tracionados por um cavalo mecânico.